Historial

Caracterização da instituição E Estrutura Organizacional

A ABSA, criada em 2001, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), cuja missão é prestar apoio social aos idosos numa resposta residencial. É também responsabilidade da ABSA prestar apoio social aos idosos e famílias, através de outras ações, nomeadamente dinamização de atividades lúdicas e de lazer, sobretudo para os sócios e comunidade da freguesia.

Desde março de 2017, a ABSA assegura a gestão de um equipamento social: Lar de Selmes.

O equipamento foi construído pela Câmara Municipal de Vidigueira e cedido para gestão, através de protocolo de colaboração e gestão, a esta IPSS.

Existe desde o dia 1 de Junho de 2018 um acordo de cooperação com a Segurança Social para 58 camas, sendo que as restantes 15 funcionam em regime privado.

À data, o Lar de Selmes presta todos os cuidados de apoio social e de saúde a 73 idosos e conta com 34 funcionários, em diversas áreas : 12 ajudantes de ação direta, 8 auxiliares de serviços gerais, 2 encarregados de serviços gerais, 2 cozinheiros, 1 engenheira alimentar, 4 ajudantes de cozinha, 1 administrativa, 1 animador sociocultural, 1 diretor técnico, 1 diretor geral e 1 técnico de serviços gerais (protocolo de partilha em contexto de trabalho com o Centro de Paralisia de Cerebral de Beja).

Existem outros profissionais a exercer funções em regime de prestação de serviços: 2 enfermeiros com experiência em controlo de infeção, 1 médico, 1 fisioterapeuta e 1 professora de desporto.

Com vista a reforçar a rede de equipamentos sociais no concelho de Vidigueira, constituindo-se uma das prioridades evidenciadas no Plano de Desenvolvimento Social, surge este equipamento social, situado numa área onde não existe possibilidade de resposta por parte de outro parceiro social.

A Estrutura Residencial para Pessoas Idosas é uma resposta social destinada ao alojamento coletivo de utilização temporária ou permanente, bem como ao desenvolvimento de atividades de apoio social a pessoas idosas ou outras em situação de risco de perda de independência e/ou autonomia, fornecimento de alimentação, cuidados de saúde, higiene e conforto, fomentando o convívio, animação e a ocupação dos tempos livres dos utentes.

Trata-se de uma estrutura moderna, com construção de raiz, projetada num único piso, com uma área de construção de 2392m2. Dotada de espaços amplos, permitindo uma adequada mobilidade dos utentes independentemente do seu grau de dependência e condição física, assim como privilegia também a atuação diária de todos os funcionários ao nível da circulação e segurança.
A estrutura conta com uma sala de fisioterapia e sala de hidromassagem, uma sala de convívio, uma sala de atividades, uma sala de estar com copa, cozinha, refeitório, casas de banho, uma delas equipada para banho assistido, salão de cabeleireiro, 37 quartos, dos quais 8 individuais, 1 individual com utilização pontual de casal, 21 duplos e 7 triplos e todas as zonas de apoio aos serviços (sala do pessoal, vestiários com duche e wc).
A cozinha do equipamento será um ponto de referência da resposta social, onde se pretende que seja uma cozinha ecológica, sustentável, sem desperdício alimentar, sinónimo de saúde e qualidade de vida. Contribuir para melhorar o nosso relacionamento com o meio ambiente pode começar na cozinha, deve começar no uso consciente da água e energia, e também na reciclagem de embalagens. A cozinha ecológica pode oferecer ementas variadas conforme a
estação do ano, consumindo os alimentos que o campo oferece em cada época e beneficiando das propriedades terapêuticas que cada um tem em particular. A produção de ervas aromáticas no jardim, semeadas e mantidas pelos utentes, podendo ser utilizadas na
confeção de refeições, diminuindo o consumo de sal, melhorando a qualidade de vida dos mesmos, contribui para que mantenham responsabilidades diárias, para que se sintam úteis e envolvidos nas tarefas da Instituição.
Ambiciona-se que exista uma ligação estreita com os produtores do concelho.
A existência de serviços de saúde, nomeadamente serviços médicos, de enfermagem e de fisioterapia proporcionarão aos utentes todos os serviços necessários para a manutenção e/ou melhoria do seu estado de saúde, promovendo a saúde, bem-estar e qualidade de vida.
Destacamos o serviço de fisioterapia, por sua vez já existente na Associação de Beneficência de Selmes e Alcaria, que assegura o tratamento de fisioterapia a sócios desta Associação e a todas as pessoas da freguesia que solicitem cuidados nesta área.
Na resposta existe também um salão de cabeleireiro para garantir a todos os utentes os cuidados com a imagem e conforto conforme as necessidades de cada um, de forma a promover a autoestima e satisfação pessoal, indo de encontro a hábitos que cada utente
mantinha antes da entrada na resposta social.
As salas de convívio, atividades e de estar permitem proporcionar a realização das mais diversas atividades, nomeadamente socioculturais, lúdico- recreativas, intelectuais, formativas, entre outras, desenvolvidas pelos próprios utentes conforme os seus gostos,
costumes, tradições, interesses.