Desde março de 2017, a ABSA assegura a gestão de um equipamento social: Lar de Selmes. O equipamento foi construído pela Câmara Municipal de Vidigueira e cedido para gestão, através de protocolo de colaboração e gestão, a esta IPSS.
Existe desde o dia 1 de Junho de 2018 um acordo de cooperação com a Segurança Social para 58 camas, sendo que as restantes 15 funcionam em regime privado.
À data, o Lar de Selmes presta todos os cuidados de apoio social e de saúde a 73 idosos e conta com 34 funcionários, em diversas áreas : 12 ajudantes de ação direta, 8 auxiliares de serviços gerais, 2 encarregados de serviços gerais, 2 cozinheiros, 1 engenheira alimentar, 4 ajudantes de cozinha, 1 administrativa, 1 animador sociocultural, 1 diretor técnico, 1 diretor geral e 1 técnico de serviços gerais (protocolo de partilha em contexto de trabalho com o Centro de Paralisia de Cerebral de Beja). Existem outros profissionais a exercer funções em regime de prestação de serviços.
Nos termos do aviso n.º ALT20‐42‐2018‐11, produzido no âmbito do Domínio da Inclusão Social e Emprego, vem a ABSA – Associação de Beneficência de Selmes e Alcaria, como entidade beneficiária, apresentar a presente candidatura para “Construção da Unidade de Internamento de Cuidados Continuados de Convalescença de Selmes”, projeto este inserido no Mapeamento dos Investimentos em Infraestruturas Sociais e na Rede de Cuidados Continuados Integrados da Região Alentejo (Abril2017).
Após a construção do Lar de Selmes, cuja gestão operacional se encontra a cargo da ABSA, surge agora a oportunidade de através da concretização do investimento proposto, colmatar uma necessidade da freguesia, e extensiva a todo o concelho de Vidigueira, criando-se assim uma nova resposta social de internamento, a qual se insere nos objetivos definidos pela Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI), criada através do Decreto-Lei nº 101/2006, de 6 de Junho, na redação em vigor.
Em termos contextuais o projeto que integra esta candidatura diz respeito à construção de raiz de uma unidade de internamento na valência de cuidados continuados de convalescença, projeto este se enquadra nos objetivos definidos do aviso de concurso e que, como infraestrutura social, irá contribuir para a redução das desigualdades de saúde e para a promoção da inclusão social através da melhoria do acesso aos serviços sociais.
A unidade de internamento de cuidados continuados de convalescença em Selmes, tem como objetivo principal a recuperação, reabilitação e reintegração de pessoas que se encontram em situação de dependência e a necessitar de cuidados especializados, independentemente da idade.
Esta tipologia de cuidados continuados de internamento, caracteriza-se por deter um carácter temporário, com espaço físico próprio, para prestar, em simultâneo, apoio social e cuidados de saúde de manutenção a pessoas com doenças ou processos crónicos, com diferentes níveis de dependência e que não reúnam condições para serem cuidadas no domicílio.
Em termos funcionais, este equipamento irá reger-se pela portaria n. º50/2017 de 2 de Fevereiro, dispondo de uma capacidade para 40 utentes, sendo planeada para suprir todas necessidades dos doentes em convalescença e reabilitação, que serão ajudados a melhorar ou a recuperar as suas capacidades físicas através de diversas atividades e programas disponíveis, para que possam de novo voltar à sua autonomia.